Município

Gruta N. Sra. de Lourdes

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Um local de muita devoção é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Poucas informações temos sobre sua origem. Segundo o depoimento de pessoas mais idosas, no final de década de 1920, houve um movimento para a construção de uma gruta, em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, liderado por três mulheres: Adelaide Crivelli, Ângela Sabadin e Virgínia Arroque. Elas percorreram a cidade para juntar fundos e procurar pessoas que se dispusessem a trabalhar de graça na construção. Posteriormente, Antônio Prado deu orientações para os trabalhos, sendo que Albino Assoni e Balduino Maccari e mais duas ou três pessoas trabalharam gratuitamente na construção da Gruta.

Em um histórico da vida do Pe. Luiz Pedrazzani encontrou -se o seguinte: “No dia 8 de fevereiro de 1926, o Pe. Luiz Predrazzani foi nomeado vigário do povoado Dona Fifina Corrêa e realizou em seguida a primeira festa a Nossa Senhora de Lourdes.” O trecho confirma a devoção, mas não afirma a existência da gruta.

A inauguração aconteceu nos primeiros anos de 1930. O terreno foi doado pela família Zanini, foi ajardinado e cercado, tendo no centro do jardim um chafariz, que encantava as crianças. Uma enchente destruiu o jardim e a gruta ficou abandonada. Mas Maria de Costa, conhecida também por Maria Rissa, motivou as firmas e a prefeitura para a reforma. Até o final de seus anos, ela cuidou da gruta e do seu jardim e nunca deixou Nossa Senhora de Lourdes sem flores, sempre plantadas e cultivadas por ela mesma.

No início da década de 70, houve uma reinauguração. No mês de fevereiro, sempre havia novenas, procissão luminosa e culminava no dia 11 do mesmo mês com uma festa solene. A gruta Nossa Senhora de Lourdes possui diversos objetos representando as graças alcançadas, provando que a fé de seus devotos se mantém viva ao longo dos anos.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes está situada na Rua da Gruta, centro do município de Serafina Corrêa/RS, na esquina com a Avenida Miguel Soccol, a principal da cidade.

Fonte:
Livro da Paróquia Nossa Senhora do Rosário: 1905-2005: 100 anos de Fé e Devoção.

Busque

Digite uma palavrachave
Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa
Estado do Rio Grande do Sul - Brasil
2009 © - Todos os Direitos Reservados
HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
8h30 às 11h30 / 13h30 às 17h30 - Segundas-feiras às Sextas-feiras
  Twitter   Facebook
Site Adm 05/08
webmail