Município

La Nave Degli Immigranti

A nave dos Imigrantes, em português, é o monumento mais representativo da imigração italiana. Construído em 1986, em Serafina Corrêa, chama a atenção principalmente por sua originalidade. É a expressão ímpar da coragem, da beleza e da história construída pelas pessoas que aportaram no Brasil, fazendo deste lugar sua nova pátria.

La Nave Degli Immigranti é de autoria de Paulo Batista de Siqueira que nasceu em 26 de julho de 1949, em Soledade/RS. O artista plástico dedicou-se à pintura, à escultura, foi paisagista e ceramista. Na escultura, costumava utilizar sucata como matéria-prima, criando obras absolutamente originais, somando mais de 60 monumentos espalhados em todo o Brasil, Argentina e Paraguai. Paulo Batista de Siqueira morreu em 30 de julho de 1996.

O monumento La Nave está situado em frente ao Centro Administrativo Amantino Lucindo Montanari, Avenida 25 de Julho, Serafina Corrêa. Representando a vinda histórica dos imigrantes italianos nos navios, La Nave homenageia e destaca a bravura e o significado da imigração e da construção do Estado do Rio Grande do Sul.

Os elementos que compõem a obra têm a originalidade e a subjetividade próprios da grandiosa concepção artística. A Guerreira Amazona postada sobre o Globo Terrestre nos transmite a ideia da expansão cultural italiana, especialmente dos imigrantes que emigrarem para o Brasil. A Guerreira significa a Península Itálica conflitada pelas paixões políticas, coberta pelas glórias e sofrida pelos temores das guerras.

Outro elemento é a Mãe com o filho nos braços, mostrando a missão sagrada de mulher, gerando vidas e dando continuidade às gerações e à história de muitas lutas e conquistas. A mulher, seio da vida, representa a maternidade e a continuidade da descendência.

Os Ventos Alísios e as correntes marítimas da zona equatorial atlântica representam a força, o clima e o tempo que impulsionam a Nave.

As figuras humanas representam a força do homem que aqui aportou, fabricando suas ferramentas, dando origem às conquistas hoje comemoradas da indústria, da metalurgia, da agricultura e da pecuária.

A figura alada, à proa, simboliza o tempo que voa para o infinito, rumo à eternidade.

Na época de sua inauguração, La Nave Degli Immigranti recebeu uma placa com os seguintes dizeres: Homenagem do Poder Executivo e Legislativo e do Povo de Serafina Corrêa àqueles que, deixando seu solo pátrio atravessaram o oceano atlântico e aqui aportaram, fazendo de sua epopeia  uma das páginas mais lindas de sua história universal, enriquecendo a Pátria Brasileira com sua cultura, trabalho e perseverança. Serafina Corrêa, 20 de Julho de 1986.

La Nave Degli Immigranti é o monumento histórico de maior expressividade do município de Serafina Corrêa, sendo uma referência e um destaque pela originalidade, grandiosidade e pela honrosa homenagem do povo serafinense aos imigrantes italianos e sua bravura ao iniciar a história deste município próspero, digno e apaixonante.

Por: Adriana Sabadin – Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa – RS.

Busque

Digite uma palavrachave
Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa
Estado do Rio Grande do Sul - Brasil
2009 © - Todos os Direitos Reservados
HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
8h30 às 11h30 / 13h30 às 17h30 - Segundas-feiras às Sextas-feiras
  Twitter   Facebook
Site Adm 05/08
webmail