NOTíCIAS - Cultura

Serafina Sempre

O Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa iniciou sua organização em 2009. Desde então, já foram registrados diversos materiais antigos como livros didáticos, mapas, cartões postais, cartas, cartilhas e discos de vinil. Os documentos de maior destaque no Arquivo são os iconográficos, ou seja, as fotografias. São cerca de 10.000, sobre os mais variados assuntos envolvendo o município de Serafina Corrêa e/ou seus habitantes, sendo que mais de 5.200 já foram registradas. O registro é feito através da análise e descrição da fotografia em uma ficha e, após, esse processo é feito também no computador. O registro é feito por etapas, que vai desde medir o tamanho da fotografia até descrever a imagem.

O trabalho no Arquivo é fantástico, pois a cada detalhe é possível aprender um pouco mais sobre a história de onde vivemos. O Arquivo serve para fazer toda a parte de preservação do material, mas este não é restrito à população, muito pelo contrário, ele é feito para servir a ela. O espaço Serafina Sempre tem como objetivo mostrar essas fotografias arquivadas para as pessoas de uma forma mais acessível. Afinal, a fotografia é sem dúvida a mais bela das recordações, é uma memória que pode ser sempre revivida. Toda semana será postada uma fotografia. Informações, dúvidas e outras fotografias podem ser enviadas para o e-mail historico@serafinacorrea.rs.gov.br.

É um erro considerarmos a História como um passado que morreu, que já não interessa e que deve ser arquivado. A História é a mais viva das raízes da nossa existência, é a memória coletiva do que os nossos antepassados fizeram para nos oferecer a nossa maneira de ser e de estar. (Rainer Daehnhardt - Historiador Alemão)

Guilherme de Bortoli Baesso
Responsável pelo Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa

Serafina Sempre! Neve em Serafina Corrêa!
Serafina Sempre! Soberanas de 2013
Serafina Sempre Nevasca de 1965
Serafina Sempre! Soberanas de 2010
Serafina Sempre Soberanas de 2004
Serafina Sempre Soberanas de 2000
Serafina Sempre Soberanas de 1995
Serafina Sempre Soberanas de 1985
Serafina Sempre Emissora Santuário Serafinense Ltda
Serafina Sempre: O Frigorífico

Arquivo: 2012-2015
Serafina Sempre: Quem é este Senhor?
Serafina Sempre: Salão Paroquial
Serafina Sempre: Funcionárias do Frigorífico Ideal
Serafina Sempre: Quem são essas alunas do Rosário?
Serafina Sempre: O primeiro Professor
Serafina Sempre: Os Sinos da Torre