NOTíCIAS - Cultura

Serafina Sempre

O Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa iniciou sua organização em 2009. Desde então, já foram registrados diversos materiais antigos como livros didáticos, mapas, cartões postais, cartas, cartilhas e discos de vinil. Os documentos de maior destaque no Arquivo são os iconográficos, ou seja, as fotografias. São cerca de 10.000, sobre os mais variados assuntos envolvendo o município de Serafina Corrêa e/ou seus habitantes, sendo que mais de 5.200 já foram registradas. O registro é feito através da análise e descrição da fotografia em uma ficha e, após, esse processo é feito também no computador. O registro é feito por etapas, que vai desde medir o tamanho da fotografia até descrever a imagem.

O trabalho no Arquivo é fantástico, pois a cada detalhe é possível aprender um pouco mais sobre a história de onde vivemos. O Arquivo serve para fazer toda a parte de preservação do material, mas este não é restrito à população, muito pelo contrário, ele é feito para servir a ela. O espaço Serafina Sempre tem como objetivo mostrar essas fotografias arquivadas para as pessoas de uma forma mais acessível. Afinal, a fotografia é sem dúvida a mais bela das recordações, é uma memória que pode ser sempre revivida. Toda semana será postada uma fotografia. Informações, dúvidas e outras fotografias podem ser enviadas para o e-mail historico@serafinacorrea.rs.gov.br.

É um erro considerarmos a História como um passado que morreu, que já não interessa e que deve ser arquivado. A História é a mais viva das raízes da nossa existência, é a memória coletiva do que os nossos antepassados fizeram para nos oferecer a nossa maneira de ser e de estar. (Rainer Daehnhardt - Historiador Alemão)

Ingrid Regina Castro
Responsável pelo Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa

Serafina Sempre: O Frigorífico

Arquivo: 2012-2015
Serafina Sempre: Quem é este Senhor?
Serafina Sempre: Salão Paroquial
Serafina Sempre: Funcionárias do Frigorífico Ideal
Serafina Sempre: Quem são essas alunas do Rosário?
Serafina Sempre: O primeiro Professor
Serafina Sempre: Os Sinos da Torre