24-03-17 - Meio Ambiente
Coleta de pneus inutilizáveis

23-03-17 - Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Meio Ambiente participa da Tarde de Campo da EMATER/ASCAR

06-03-17 - Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Meio ambiente lança o Selo de Responsabilidade Ambiental

03-03-17 - Meio Ambiente
Cronograma para coleta de lixo

24-02-17 - Meio Ambiente
Coleta de lixo seco no interior

13-02-17 - Meio Ambiente
Nota Explicativa - Contêineres de Coleta do Lixo

07-02-17 - Meio Ambiente
Como descartar vidros quebrados de forma segura

02-02-17 - Meio Ambiente
Porque é importante ter licenciamento ambiental

22-06-16 - Meio Ambiente
Palestra e Visita Técnica

21-06-16 - Meio Ambiente
Plantio de árvores na obra da Escola

Coleta de Resíduos Recicláveis na Zona Rural

Atraia beija-flores para sua casa

NOTíCIAS - Meio Ambiente

Atraia beija-flores para sua casa

Os beija-flores são aves graciosas e fascinantes, com cores variadas e bater de asas único. Além de belos, os beija-flores também são muito importantes na natureza, pois fazem a polinização de várias plantas.

Ao se alimentarem, ficam cheios de pólen, que é transferido para as outras flores e assim são gerados os frutos. Com tantos predicados, é natural que as pessoas queiram atraí-los para suas casas, mas nem sempre o fazem da maneira correta, principalmente através do uso de alimentadores, recipientes artificiais com pequenos bicos em formato de flores coloridas, os quais recebem uma mistura de água e açúcar para “enganar” as aves. O uso é popular e a oferta no comércio é abundante, no entanto, essa prática é muito perigosa para os beija-flores. Além da mistura de água com açúcar não ser a alimentação mais adequada para eles, a quantidade de sacarose pode não estar bem dosada e, o que é mais grave, os fungos e bactérias que se proliferam nesse líquido podem matar os beija-flores que o consumirem. Ademais, a água tratada recebe adição de substâncias como cloro e flúor, que para humanos podem ser inofensivas nas quantidades usadas, mas que para um diminuto beija-flor podem trazer consequências.

Quem faz uso de alimentadores deve procurar adquirir alimento específico para beija-flores, deixar o recipiente sempre na sombra e fazer lavagem diária deste, usando água corrente e sabão, com auxílio de esponja e escova, além de deixar de molho por alguns minutos com água sanitária e enxaguar bem novamente. Outro cuidado é nunca manter alimentadores próximos a vidros para evitar choques e também longe do alcance de animais como gatos, por exemplo.

No entanto, muito mais prático, seguro e bonito é plantar flores que atraiam beija-flores. Plantas com flores em formato de tubo ou sino e de cor vermelha são as preferidas. Seu jardim ficará bonito e, além de beija-flores, atrairá também borboletas e outros insetos benéficos.

Seja amigo dos beija-flores, não use alimentadores artificiais, cultive plantas com flores!

Algumas plantas que atraem beija-flores: lanterna chinesa, farroupilha, brinco-de-princesa, helicônia, hibisco, malvavisco, camarão, flor-de-coral, ave-do-paraíso ou strelitzia, lágrima-de-cristo, chapéu-chinês, ixora, cipó-de-são-joão, trombeta-chinesa, jacobina, abélia, três-marias, azaleia, agapanto, entre outras.

Publicado em: 28-01-2016

Busque