NOTíCIAS - Cultura

Serafina Corrêa recebe homenagem em Farroupilha

Nova Milano é o quarto distrito do município de Farroupilha, considerado o Berço da Colonização Italiana,  o Marco Zero. A Prefeitura Municipal realizou, no dia 02 de Abril de 2016, o Ato de Inauguração da Revitalização do Parque da Imigração Italiana localizado em Nova Milano. Representando o Prefeito de Serafina Corrêa, Ademir Antonio Presotto, esteve participando da Solenidade a Secretária Municipal de Cultura, Bárbara Ziliotto Sgnaolin, juntamente com a Assessora Leocádia Zanini e a imprensa. Na ocasião, houve a homenagem aos 25 municípios que fazem parte da colonização italiana no Rio Grande do Sul, com o hasteamento das bandeiras. Foi nessa localidade que chegaram, em 1875, as três primeiras famílias de imigrantes italianos: Stefano Crippa, Tommaso Radaelli e Luigi Sperafico.

A Administração de Farroupilha, através do Prefeito Claiton Gonçalves, realizou a entrega oficial da obra muito reivindicada pela população, com melhorias como a recomposição da réplica do Leão Alado, recolocação das bandeiras dos municípios da região de colonização italiana, entre outros elementos danificados, inclusive da gôndola, presente da comunidade de Veneza, sob redoma de vidro em espelho d`água, além da instalação de parque infantil, pista de caminhada, acessibilidade, paisagismo, instalação de bancos, lixeiras e iluminação. Foram investidos cerca de R$500 mil, Ministério do Turismo.

Estiveram presentes ao Ato o Cônsul Geral da Itália no Brasil, Nicola Occhipinti, Prefeitos, Secretários e demais autoridades convidadas.

Para Serafina Corrêa ter a Bandeira, símbolo oficial do município, como parte do Parque da Imigração Italiana em Nova Milano foi um momento histórico. “Temos a certeza de que, juntos, podemos manter viva a herança cultural de nossos imigrantes, transmitindo essa história de desafios e conquistas às gerações que virão”, destacou a Secretária de Cultura Bárbara Ziliotto Sgnaolin.