NOTíCIAS - Meio Ambiente

Serafina Corrêa é 4ª colocada no Programa de Coleta de Óleo

Após mais um ano de grande empenho das escolas e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Serafina Corrêa novamente é destaque no Programa de Coleta de Óleo Saturado da AFUBRA (Associação dos Fumicultores do Brasil). Participaram do Programa 78 municípios dos três estados da Região Sul do país, sendo que Serafina Corrêa obteve a quarta colocação devido à quantidade de óleo coletada em 2015. Foram 6.115 litros de óleo convertidos em biodiesel e que deixaram de poluir a água e o solo. O município já havia se destacado também em 2014, quando ficou em terceiro lugar.

O programa é desenvolvido nas escolas pela AFUBRA, que tem parceria com Serafina Corrêa desde 2009. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a qual faz divulgação e campanhas de coleta de óleo, recolhimento periódico nas escolas, estocagem, controle de quantidades, agendamento de coletas com a AFUBRA, entrega de prêmios, além de também captar óleo, que é doado pela Secretaria às escolas, sendo que foram 3.450 litros somente em 2015.

Toda população pode participar do Programa, contribuindo com a educação e um ambiente mais equilibrado, pois descartar o óleo saturado inadequadamente pode onerar muito os serviços de limpeza pública, de tratamento de água, além de poluir o meio ambiente.

Fazendo parte do programa, além de todos os benefícios ambientais e educativos, as escolas ainda recebem R$ 0,50 por litro de óleo saturado. Para colaborar, basta armazenar em garrafas PET limpas e bem fechadas o óleo vegetal, gordura hidrogenada ou banha usados e entregar em uma das escolas do município.

Em nome da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente agradece o empenho e parabeniza todas as escolas participantes por mais esta conquista, pois seu trabalho tem sido fundamental na conscientização dos alunos e comunidade.

Escolas premiadas: Agrícola, Castelinho do Saber, Estherina Marubin, Jeito de Criança- Pró-Infância, João Corso, Leonora Marchioro Bellenzier, Nostri Bambini, Pedacinho do Céu, Raio de Luz e Santa Lúcia.

Por: Denise Tedesco – Bióloga
Prefeitura de Serafina Corrêa/RS.