NOTíCIAS - Assistência Social

CREAS inicia Campanha de Enfrentamento à Violência

CREAS de Serafina Corrêa na Campanha de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, em 18 de Maio de 1973. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Esse evento ganhou grande espaço na mídia.

Assim, o dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto Juvenil, vindo a reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas “Aracelis”.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Serafina Corrêa, também está engajado nessa luta, lançando a Campanha de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Iniciada no mês de Maio, a Campanha conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. A Equipe do CREAS tem realizado palestras educativas com alunos do 3º, 4º e 5º anos das Escolas Municipais e Estaduais.
O objetivo é sensibilizar, orientar e ensinar as crianças e adolescente formas de se proteger e informar quais os órgãos podem ser acionados para denunciar a situação de abuso ou exploração sexual.

A equipe do CREAS está engajada nessa Campanha para garantir a proteção das crianças e adolescentes, bem como para apoiar, fortalecer, mobilizar as crianças, famílias e sociedade para denunciarem casos de abuso ou exploração sexual que estejam ocorrendo, preservando assim a vida, segurança e bem-estar infanto juvenil.

No mês de Maio, iniciamos a Campanha na Escola Municipal João Corso, onde foi realizada a Palestra Educativa e distribuídos folders informativos. Nos próximos meses, a Equipe do CREAS continuará a Campanha nas outras Escolas do Município de Serafina Corrêa.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, a sua atitude deve ser de denunciar! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma destas instituições: