NOTíCIAS - Assistência Social

CREAS um lugar transformador de vidas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu o ato solene de inauguração do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, no dia 03 de Junho de 2016.

O CREAS representa mais uma conquista para a população. Oferece proteção social através do serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais membros em situação de ameaça, de violência, ou violação de direitos, promove orientações continuadas direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros, com uma equipe multiprofissional.

Participaram do evento autoridades locais e da região, integrantes do COEGEMAS e a comunidade.

A Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Assistência Social, Adriana Franco Vilar, ao deixar sua mensagem, destacou o fato de que a implantação do CREAS no município é a realização de um sonho. “Esta inauguração significa mais um avanço no SUAS, uma política universal de Assistência Social. Hoje instituímos um marco histórico em nosso município. Que o CREAS seja um lugar transformador de vidas”, salientou a Coordenadora Adriana Franco Vilar que também é Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Regional AMESNE e Gestora da Secretaria de Assistência Social.

O Prefeito Ademir Antonio Presotto, chegando de uma viagem de trabalho em que esteve em Brasília, convidou toda a equipe da Secretaria para que se aproximasse e, em público, fez um agradecimento a todos, pelo excelente trabalho que vêm realizando junto à comunidade serafinense. “Nosso sistema é de pouco discurso e muito trabalho”, destacou o Chefe do Executivo Municipal, referindo-se ao grandioso projeto implantado em Serafina Corrêa nos últimos anos, que vem proporcionando qualidade de vida para todos.

Após o ato solene e o descerramento da Placa, houve a apresentação de um teatro do grupo ¨Tem gente no palco” e os dados de atendimentos realizados no município. Cabe salientar que, em 2015 foram atendidas 650 famílias no CRAS, sendo que destas, 57 apresentaram situações de risco. Também tivemos 5900 atendimentos individuais, destes 151 apresentaram situações de risco e ou  violação de direitos.

Diante dessa demanda e necessidade de implantar um serviço de Proteção Social Especial às famílias que se encontram em situações de risco, a Administração Pública buscou, com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Secretaria do Trabalho do Desenvolvimento Social do Estado, a possibilidade de implantar o CREAS em nosso município, visto que somente as cidades com mais de 20 mil habitantes poderiam implantar essa unidade pública. Mas, com a mobilização dos municípios de pequeno porte da região da AMESNE e os demais em nível nacional, conseguimos a habilitação de 24 CREAS em nosso estado. Sendo que, que dentre os 24 municípios habilitados para receber recursos do CREAS,  Serafina Corrêa ficou num ranking de oitavo (8º) lugar com mais casos de situações de violência ou violação de direitos.

Nessa data, a Gestão da Política de Assistência Social cumpriu mais meta do pacto federativo na construção de um sistema público de qualidade o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) na implantação de mais uma unidade pública de Assistência Social o CREAS,  assumindo o compromisso de fortalecer o SUAS e não medindo esforços para oferecer à comunidade serafinense um sistema público de Assistência Social consolidado como política pública, rompendo com o assistencialismo e cumprindo plenamente todas as exigências do Governo Federal, onde independente de governo, os serviços socioassistenciais serão de forma continuada e a serviço da população.