Serafina Sempre: Não faz mais frio como antigamente!
Nos últimos anos, temos percebido muitas pessoas utilizando a expressão acima, quando uma onda de frio atingia o nosso município e não era tão rigorosa como a que presenciamos nos últimos dias. Talvez essa afirmação até possa ter um fundo de verdade. Mas convenhamos, os -5ºC registrados em nosso município no dia 13 de Junho de 2016, foram suficientes “par bruzar le bergamote” (queimar as bergamotas) e para relembrar os frios de antigamente, que muita gente aqui presenciou.
Nesta semana, o Serafina Sempre vem recordar a nevasca ocorrida há exatos 50 anos em Serafina Corrêa.
No dia 20 de Agosto de 1965, uma forte onda de frio atingiu o Rio Grande do Sul, provocando uma forte nevasca, que cobriu casas, plantações, árvores e estradas, com uma grossa camada de neve.
Na foto, podemos visualizar, a confluência das Avenidas Dr. Júlio Campos (atual Miguel Soccol) com a Tobias Barreto. No local onde foi tirada a foto, hoje é a Praça da Emancipação e o Mausoléu à Dona Serafina Corrêa. Percebemos a Avenida Miguel Soccol, ainda em chão batido. O calçamento foi iniciado em 05 de Dezembro daquele mesmo ano.
Até os dias atuais, o município de Serafina Corrêa não possui registros da ocorrência de outra nevasca como a de 1965.
Foto: Arquivo Histórico Municipal
Ano: 1965
Por: Guilherme de Bortoli Baesso – Responsável pelo Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa – Prefeitura de Serafina Corrêa/RS.
Sugestões: arquivohistorico@serafinacorrea.rs.gov.br