NOTíCIAS - Meio Ambiente

Como descartar vidros quebrados de forma segura

Embalagens de vidro são muito úteis e higiênicas, com amplo uso doméstico, hospitalar, industrial, entre outros.  Devido a isso, é comum ocorrer a quebra de objetos e utensílios deste material, sendo necessário seu descarte. Por ser altamente cortante, é muito importante que sejam tomados alguns cuidados para a segurança de todos, especialmente dos trabalhadores envolvidos na coleta de resíduos urbanos, os quais realizam um serviço essencial para o bem-estar da população e para a conservação do meio ambiente.

Os pedaços de vidro quebrado precisam ser muito bem envolvidos de modo que não fiquem pontas que possam machucar. Para isso podem ser utilizadas diversas camadas de jornal e, após, coloca-se tudo dentro de uma caixa de papelão. Também podem ser abertas caixas de leite ou cortadas garrafas plásticas para que sejam colocados dentro os cacos. Depois de feito isso, devem ser novamente fechadas. Independentemente da forma escolhida, é importante também fixar no embrulho um aviso bem visível com os dizeres “CUIDADO, VIDRO!”. Desse modo, os resíduos de vidro estarão sendo descartados de forma segura e poderão ser reciclados sem riscos de acidentes.

Lembre-se, os dias de coleta dos resíduos seletivos são somente terça ou sexta-feira, dependendo do seu bairro. Não descarte vidros ou outros materiais recicláveis a não ser nas datas estipuladas, pois não serão recolhidos até o dia correto, deixando a cidade com aspecto descuidado.

Faça você também a sua parte, mantenha a cidade limpa e segura!