2.600 litros de óleo saturado foram coletados em 2023

18 de Janeiro de 2024 - Publicado às 00:00
Com o objetivo de alertar e sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo saturado pode causar ao meio ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil - AFUBRA, desenvolvem o Programa de Coleta de Óleo Saturado, que em 2023, coletou 2.600 litros de óleo saturado, sendo este mais um marco do programa.

As escolas possuem pontos de coleta onde alunos e comunidade em geral podem descartar o óleo saturado, que é recolhido e transformado em biodiesel pela AFUBRA, a fim de abastecer sua frota de caminhões e equipamentos agrícolas. Em contrapartida, as escolas recebem R$ 1,00 por litro de óleo coletado, a ser trocado por materiais, utensílios, eletrodomésticos, entre outros. A apuração dos valores a receber é feita no fim de cada ano e os cheques são entregues durante a Expoagro AFUBRA, em março do ano seguinte.

Em 2023, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente implementou uma novidade no projeto e premiará as escolas que mais coletarem óleo, da seguinte forma:

1º Prêmio: 1.000,00 (mil reais);
2º Prêmio: R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais);
3º Prêmio: R$ 500,00 (quinhentos reais);
4º Prêmio: R$ 400,00 (quatrocentos reais);
5º Prêmio: R$ 300,00 (trezentos reais).

A apuração dos vencedores foi feita em dezembro, por meio do cálculo da quantidade média coletada por aluno de cada escola (quantidade total coletada pela escola, dividida pelo número de alunos). A divulgação dos vencedores e entrega dos prêmios serão feitas após o início das aulas.

COMO DAR DESTINO CORRETO AO ÓLEO SATURADO?

1 - Coar o óleo após o uso para retirar resíduos de alimentos;
2 - Armazenar em garrafas plásticas resistentes e bem fechadas;
3 - Entregar nas escolas.

Além do óleo, são aceitas também banha e gordura vegetal hidrogenada. Não serão recebidos baldes, potes, frascos de vidro, etc.

Todas as escolas são pontos de coleta, sejam municipais, estaduais ou particulares, incluindo também as de educação infantil (creches).

Serafina Corrêa – Terra de oportunidades

Coordenação de Comunicação Social e Imprensa