À Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão é o órgão do Poder Executivo Municipal que tem por competência:
- conduzir os serviços de planejamento, de coordenação técnica e de estudos e pesquisas;
- assistir aos programas dos órgãos de administração municipal;
- Coordenação de Captação de Recursos, Convênios e Prestação De Contas.
- elaborar e assessorar os programas e aplicações de Fundos Especiais (Rotativo, Saúde, Criança e Adolescente, Assistência Social, Educação e outros);
- levantar pesquisas de problemas socioeconômicos e especiais, ligados ao desenvolvimento do Município;
- executar serviços de informação e divulgação dos atos e fatos administrativos;
- executar serviços de relações-públicas;
- organizar protocolo do cerimonial dos atos públicos e administrativos, juntamente com o Diretor de Departamento dos Conselhos Municipais;
- orientar as relações com as entidades públicas ou privadas, associações de classes e órgãos de imprensa;
- promover a divulgação dos assuntos de interesse administrativo, econômico e social do Município;
- organizar documentário administrativo, social, político e econômico do Município;
- analisar as alterações verificadas nas previsões do orçamento anual e plurianual e propor os ajustamentos necessários;
- propor convênios, contratos, acordos, ajustes e outras medidas que se recomendem para a consecução dos objetivos da secretaria;
- propor meios para a modernização das estruturas e procedimentos da Administração Pública;
- Elaborar o Plano Plurianual - PPA, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO.
A Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão compreende em sua estrutura as seguintes unidades:
- Coordenadoria Geral
- Departamento de Captação de Recursos, Convênios e Prestação de Contas
- Assessoria Administrativa