Assistência Social

Concurso de Culinária marcou o Encerramento das Atividades dos Grupos de Convivência

20 de Dezembro de 2023 - Publicado às 00:00
A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o Concurso de Culinária como encerramento das atividades do ano de 2023, dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O concurso foi criado com o intuito de valorizar as memórias afetivas e gastronômicas vividas, resgatando lembranças para torná-las inesquecíveis por meio dos sentidos mais marcantes do corpo humano: o paladar e o olfato. Além disso, buscou estimular as memórias associadas a cada receita e período da vida dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Os trabalhos pré-concurso iniciaram ainda no mês de agosto, com os integrantes dos grupos desenvolvendo as receitas e entregando elas escritas. A primeira seleção se deu nos próprios grupos, onde os integrantes puderam degustar cada receita inscrita e escolher uma para representar cada grupo na final do concurso.

Assim, na última sexta-feira, aconteceu a final do concurso e premiação dos vencedores. Em uma tarde de muita alegria e descontração no Ginásio Municipal do Bairro Santin, a comissão avaliadora composta pela Primeira-dama Lorena Bianchet, pelo Diretor do Departamento de Turismo e Infraestrutura, Vilmar Stefenon e pelo Chefe de Cozinha, Emerson da Luz Sequeira, elegeu as três receitas vencedoras. Dentre os critérios avaliados estavam a apresentação do alimento, história da receita e a degustação.

Um livro intitulado: “Livro de Memórias” foi produzido, reunindo as aproximadamente 150 receitas e histórias inscritas no concurso, sendo uma bela forma de preservar memórias, cheiros e sabores.

As receitas vencedoras foram:

1º lugar: Grupo Girassol (bolacha de milho)
2º lugar: Grupo Recordar é Viver (torta de nata)
3º lugar: Grupo São Marcos (geleia de laranja)

O Poder Público Municipal agradece a todos pela dedicação e participação no concurso e parabeniza todos os participantes, em especial os vencedores.

Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.