Desobstrução de rios foi realizada pela Prefeitura

Tanto no interior quanto na área urbana, com o objetivo de prevenir novos alagamentos.

13 de Maio de 2024 - Publicado às 17:02

A Prefeitura de Serafina Corrêa realizou a desobstrução dos rios tanto no interior quanto na área urbana, com o objetivo de prevenir novos alagamentos em face da situação atual e das previsões de chuvas para o último final de semana.

Os trabalhos foram executados no Distrito de Silva Jardim, na Capela São Carlos e nos bairros Planalto, Gramadinho e Fátima, pelas Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Secretaria de Obras Públicas, Trânsito e Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Meio de Ambiente.

Essa ação de desassoreamento foi possível graças à Edição do Decreto Estadual nº 57.600, de 4 de maio de 2024. A SEMA/FEPAM emitiu a Instrução Normativa nº 02/2024, que dispensa a necessidade de outorga e autoriza, de forma excepcional e temporária, esse tipo de desobstrução.

Para realizar uma ação de tal envergadura, foi necessário remover a vegetação que crescia nas margens dos cursos d'água, em alguns locais. No entanto, após a estabilização da situação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, planeja implementar um projeto abrangente para recuperar essas áreas. Isso incluirá o plantio de vegetação adequada para fortalecer as margens dos cursos d'água e a restauração das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e faixas não edificantes.