Em busca de inovação: Secretários e Coordenadores realizam visitas técnicas em Santa Catarina
Viagem aconteceu na última semana
Na busca por soluções para as demandas climáticas que afetaram Serafina Corrêa nos últimos dois anos, uma comitiva esteve em Santa Catarina para uma série de visitas técnicas e troca de conhecimentos. A viagem incluiu os municípios de Florianópolis e Itajaí, onde os representantes municipais tiveram a oportunidade de conhecer modelos de inovação e boas práticas em gestão pública.
Participaram da visita o Secretário Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão, Dimorvan Cantelli; o Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cleiton André Orso; o Coordenador da Defesa Civil, Gabriel Benovit; e o Coordenador Geral da Secretaria de Planejamento, Leandro Garbin.
Em Florianópolis, os representantes visitaram a Defesa Civil de Santa Catarina, em especial o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, juntamente com a empresa MKS Sistemas, especializada em monitoramento e alerta para centros de operações. A capital catarinense abriga um dos sistemas de monitoramento meteorológico mais avançados do país, sendo referência em tecnologia e gestão de riscos pela Defesa Civil de Santa Catarina.
Além disso, os gestores públicos visitaram a incubadora MIDITEC, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que opera em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC). Considerada uma das cinco melhores incubadoras do mundo, a MIDITEC se destaca pelo fomento à inovação e pelo desenvolvimento de negócios de base tecnológica. O contato com essa experiência bem-sucedida visa inspirar ações estratégicas e programas inovadores para impulsionar o empreendedorismo em Serafina Corrêa.
Já em Itajaí, a comitiva conheceu de perto a aplicação desses sistemas de monitoramento na prática. Serafina Corrêa busca implantar sistema de monitoramento meteorológico e acompanhamento de arroios semelhante ao já utilizado pela cidade catarinense.
As visitas técnicas proporcionaram um intercâmbio enriquecedor, trazendo novas ideias e soluções que poderão ser aplicadas no município para aprimorar a gestão pública e fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.
Assim, com tecnologia e aprimoramento técnico, todo e qualquer evento climático poderá ter seus efeitos reduzidos ou mitigados. A Administração Municipal continua buscando soluções para que os possíveis eventos do clima não causem danos à população serafinense.
Governo Municipal de Serafina Corrêa
Texto: Érica Soares
Edição: Guilherme Baesso
Fotos: Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão/Divulgação