Gabinete do Prefeito

Executivo participa de reunião com Comissão Temporária Especial para avaliação e soluções do Arroio Feijão Cru

10 de Junho de 2024 - Publicado às 17:01

Na manhã desta segunda-feira, representantes do Executivo Municipal estiveram presentes em uma reunião na Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa, atendendo ao convite da Comissão Temporária Especial responsável pela avaliação dos danos e formulação de soluções para o Arroio Feijão Cru.

Essa comissão foi formada pela Câmara e é composta pelo Presidente, Vereador Dirlei Cordeiro, Relatora, Vereadora Morgana Tecchio e Revisor, Vereador José Betinardi. Seu objetivo é analisar os impactos causados pela recente enchente no Arroio Feijão Cru e sugerir medidas para sua prevenção de futuras ocorrências similares.

Na ocasião, estiveram presentes em representação do Executivo: Tatiana Moreschi, Chefe de Gabinete, Vando Dalmás, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabíola Fregonese, Fiscal Ambiental, Anelise Sebben, Diretora do Departamento do Plano Diretor e Guilherme Migliavacca, Engenheiro. Representantes da comunidade também acompanharam a reunião.

Durante o encontro, os representantes do Executivo compartilharam informações sobre as ações em andamento para mitigar os efeitos da enchente do arroio que atravessa a cidade. Além disso, discutiram a situação de outras áreas afetadas pelas chuvas e elencaram os trabalhos já realizados, como vistorias estruturais, desassoreamento e limpeza do rio, entre outros.

Dentre as medidas em execução, foi destacada a contratação de uma empresa especializada para realizar um estudo e elaborar projeto para os cursos hídricos do município, sendo esta monitorada pela comissão de acompanhamento e elaboração de estudos estruturais e hídricos, nomeados através da Portaria nº 1.192/2024. Também ficou acordado que será organizada uma reunião aberta à comunidade para apresentar as ações e discutir próximos passos, com a data a ser definida.