Educação

Formação para Cozinheiras em Alimentação Escolar foi realizada para merendeiras das escolas municipais

Resumo: A formação buscou capacitar profissionais para melhorar a qualidade das refeições oferecidas aos alunos.

11 de Junho de 2024 - Publicado às 09:51

Em um mundo onde a alimentação saudável ganha cada vez mais destaque, a formação de profissionais responsáveis pela nutrição das crianças nas escolas torna-se essencial. Recentemente, um curso de formação para cozinheiras em alimentação escolar foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Serafina Corrêa, através da nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, Diane Favretto, com o objetivo de melhorar a qualidade das refeições oferecidas aos alunos, garantindo que elas sejam nutritivas, saborosas e seguras.

A Formação para Cozinheiras em Alimentação Escolar foi dividida em módulos, que foram realizados entre os meses de março e junho de 2024, em parceria com o SESI, através da nutricionista Ana Laura Morselli e da psicóloga Uiara Ramos Varela.

O curso abordou uma série de tópicos importantes, levando em consideração as problemáticas identificadas junto da equipe de merendeiras do município, abordando de forma dinâmica conceitos básicos de boas práticas em manipulação de alimentos, além de uma aula prática de preparação de alimentos saudáveis, sem utilização de açúcar e farinhas, até um importante workshop de Saúde Mental do Trabalho.

Além dos benefícios diretos para as cozinheiras, a formação também impacta positivamente os alunos. Com refeições mais nutritivas e atraentes, há uma maior adesão ao consumo das refeições escolares, o que contribui para a saúde geral e o aprendizado.

A formação continuada é essencial para garantir que todas as escolas possam oferecer refeições que não só nutram, mas também eduquem as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável.