Educação

Formação para Professores com o Tema Práticas Pedagógicas Inclusivas: Novas Possibilidades no Cotidiano da Escola

09 de Fevereiro de 2024 - Publicado às 00:00
No dia 05 de fevereiro, aconteceu a abertura do ano letivo 2024, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier, para os professores da Rede Municipal de Ensino de Serafina Corrêa e da APAE.

A temática da formação teve como objetivo promover um amplo debate e a reflexão sobre os princípios e fundamentos da Educação Inclusiva, analisando a evolução histórica, o contexto atual e as perspectivas na prática profissional docente, incentivando a autonomia intelectual dos educadores, a capacidade reflexiva, o acolhimento, a criticidade e a sensibilidade enquanto competências para a formação profissional que mobilize a prática pedagógica inclusiva no cotidiano escolar vivenciado.

Participaram da abertura a Secretária Municipal de Cultura e Turismo e responsável pela Secretaria Municipal de Educação, Fernanda Tapparo, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Susana de Pauli e os professores da Rede Municipal e da APAE, que acompanharam a cerimônia de abertura e a primeira palestra da semana, com a Professora Sarai Sanchez de León Fernández.

As atividades tiveram continuidade durante os dias 05 a 08, nos turnos da manhã e tarde e foram desenvolvidas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul.

“Esses quatro dias que estivemos reunidos com nossos professores foram fundamentais para que este ano letivo que estamos iniciando possa ser transformador na vida de nossos alunos. Debater as práticas pedagógicas é essencial, pois nos permite refletirmos e aprimorarmos o processo de ensino-aprendizagem, identificando o que pode ser melhorado e aprimorando as práticas que já deram certo. Nosso objetivo enquanto Secretaria de Educação é que o ambiente educacional de nosso município seja cada vez mais eficaz e inclusivo, atendendo todas necessidades de nossos alunos e contribuindo para o desenvolvimento educacional de cada um. Posso dizer que estes dias de formação foram importantíssimos, para ampliarmos ainda mais a inclusão e a projeção da educação serafinense” – destacou a Secretária Fernanda Tapparo.

Serafina Corrêa – Terra de oportunidades