Inaugurado o novo Centro de Convivência Luiz Bianchet

19 de Dezembro de 2023 - Publicado às 00:00
Os centros de convivência possuem grande importância, pois são espaços que promovem interação social, o desenvolvimento de habilidades e o bem-estar social e emocional das pessoas.

Foi pensando nisso, que a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, viabilizou a reforma do antigo prédio que abrigou a Escola João Corso, transformando-o no novo Centro de Convivência Luiz Bianchet.

O espaço, foi construído para ser uma instituição de ensino e por anos, abrigou a Escola João Corso. Com a construção da nova escola, o espaço ficou ocioso e por muito tempo esquecido. Após planejamento e alguns meses de trabalho, o espaço foi transformando, recebeu limpeza, manutenção do telhado, instalação completa de sistema elétrico e hidráulico, pintura interna e externa, novas portas, instalação de banheiros, ampliação da cozinha, conserto das janelas e manutenção dos vidros. Além disso, recebeu limpeza em seu entorno e plantio de flores.

O novo centro de convivência contará com um amplo auditório, cozinha e banheiro adequados, podendo ser utilizado tanto para recreação dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social, como por toda a comunidade serafinense.

No último sábado (16/12), aconteceu a cerimônia de inauguração, que contou com a presença de representantes da comunidade do Bairro Salete e autoridades, dentre elas, o Prefeito Valdir Bianchet, a Primeira-dama Lorena Bianchet, o Secretário Municipal de Assistência Social, Jairo Vidmar, a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Morgana de Fátima Tecchio, demais Secretários Municipais, Vereadores, Servidores Municipais e familiares de Luiz Bianchet.

Após descerramento da placa inaugural da obra e corte da fita, todos os presentes foram conduzidos ao interior do prédio, onde aconteceu o ato de nomeação do Centro de Convenções e homenagem a Luiz Bianchet, momento muito emocionante, que contou com a presença dos Filhos Antônio, Maria, Valdir, Lourdes e Renato.

Luiz Bianchet nasceu em Serafina Corrêa, na Linha 15 de Novembro, Capela Fátima e era filho de Lorenço Bianchet e Maria Ghion, naturais da Itália.

De origem humilde, teve uma infância típica dos descendentes de italianos, vivendo no campo e auxiliando, desde muito cedo, nas tarefas e afazeres da propriedade rural onde vivia e onde permaneceu residente por toda a vida.

Com seus pais, aprendeu a trabalhar no campo, a conduzir a propriedade e os trabalhos necessários para autossustento. Também aprendeu a cuidar da família e a viver em comunidade, estando sempre presente nas atividades sociais da comunidade em que viviam.

Casou-se com Wilma Pasquali Bianchet, com a qual teve sete filhos: Gema, Anita, Antônio, Maria, Valdir, Lourdes e Renato, formando uma família com presença marcante na comunidade.

Luiz, foi muito participativo nas atividades sociais e políticas de Serafina Corrêa. Foi sócio-fundador da Capela Nossa Senhora de Fátima. Foi sócio e fez parte da diretoria da extinta Cantina de Vinhos Guaporense e também fez parte do Círculo de Pais e Mestres da Escola João Corso, quando localizada neste prédio.

Era incentivador da educação e muito se orgulhava em poder contribuir com a escola em que seus filhos estudavam, organizando atividades para captar recursos para a instituição.

Por seu importante e relevante trabalho enquanto incentivador educacional, hoje Luiz Bianchet empresta o seu nome para denominar o Centro de Convivência do Bairro Salete.

Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.

Texto/fotos: Guilherme Baesso
Coordenação de Comunicação Social e Imprensa.