Saúde

O sofrimento mental e as emergências climáticas em foco na saúde de Serafina Corrêa

A Secretaria Municipal de Saúde de Serafina Corrêa contratou temporariamente duas psicólogas e uma assistente social para fortalecer o atendimento de saúde mental, em resposta à recente emergência climática no Rio Grande do Sul.

14 de Outubro de 2024 - Publicado às 16:11

A Secretaria Municipal de Saúde de Serafina Corrêa realizou a contratação temporária de duas psicólogas e uma assistente social para reforçar o atendimento de saúde mental da população, em resposta à recente emergência climática que atingiu o estado do Rio Grande do Sul. A Portaria SES/RS 322/2024 permitiu a contratação de equipes multiprofissionais de Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde e objetiva fornecer suporte especializado às pessoas que estão enfrentando dificuldades emocionais e sociais decorrentes dos eventos climáticos.

As psicólogas contratadas estão atuando diretamente no atendimento psicológico individual e em grupo, oferecendo acolhimento, orientação e intervenções terapêuticas quando necessário. Seu papel será fundamental para ajudar as pessoas a lidar com estresse pós-traumático, ansiedade, depressão e outras questões emocionais que podem surgir em situações de desastres naturais.

Além do atendimento clínico, essas profissionais estão promovendo rodas de conversa e grupos de apoio para proporcionar um espaço seguro para a troca de experiências e apoio mútuo, juntamente com a assistente social. Essa profissional também atua de forma a oferecer suporte social e orientar as famílias afetadas, facilitando o acesso a recursos e políticas públicas que possam contribuir para o enfrentamento das consequências da emergência climática. A assistente social atua em visitas domiciliares, identificando vulnerabilidades sociais e articulando a rede de apoio local, promovendo o fortalecimento dos vínculos comunitários e o acesso aos serviços de saúde, moradia e assistência. A nova equipe está trabalhando em conjunto com os profissionais das unidades de saúde.

Além das ações voltadas diretamente à comunidade, as profissionais estão atuando nas escolas do município de Serafina Corrêa, promovendo atividades voltadas à saúde mental dos alunos. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças e adolescentes possam expressar suas emoções, receber orientação e apoio psicológico. Esse trabalho nas escolas é essencial para minimizar os impactos emocionais da emergência climática sobre as crianças e jovens e fortalecer o bem-estar mental de toda a comunidade escolar.

A contratação dessas profissionais demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em garantir suporte adequado a todos os cidadãos, especialmente diante das adversidades enfrentadas pela população local após os eventos climáticos.

Para mais informações ou agendamento de atendimento, entre em contato com sua Unidade de Saúde.

Serafina Corrêa – Terra de oportunidades

Texto/fotos: Secretaria Municipal de Saúde