Gabinete do Prefeito

Prefeitura reuniu moradores das áreas de risco do Bairro Santin e Alto do Paraíso

Prefeitura reuniu moradores das áreas consideradas de risco para esclarecer a situação das localidades.

10 de Maio de 2024 - Publicado às 14:59

Na manhã desta sexta-feira, dia 10, a Prefeitura de Serafina Corrêa convocou uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Estiveram presentes representantes das famílias residentes nas áreas de risco dos Bairros Santin e Alto do Paraíso, além de profissionais técnicos, membros da Defesa Civil, SCAB e autoridades municipais. O objetivo foi esclarecer a situação e justificar a necessidade de evacuação dessas localidades.

O Prefeito Valdir Bianchet iniciou a reunião destacando a gravidade da situação não apenas para Serafina Corrêa, mas para todo o estado do Rio Grande do Sul, enfatizando o compromisso da Prefeitura em lidar proativamente com a situação nos Bairros Santin e Alto do Paraíso. Ele ressaltou a importância de tomar medidas urgentes em conjunto com os profissionais técnicos para encontrar soluções viáveis.

Em seguida, a Engenheira Ambiental e Mestre em Engenharia Civil, Jaqueline Bonatto, juntamente com os Engenheiros da Prefeitura, Guilherme Migliavacca e Reginaldo Gomes, apresentaram e esclareceram as medidas adotadas após uma avaliação técnica preliminar realizada no dia de ontem. A inspeção, conduzida pela equipe de engenharia municipal com o apoio do Engenheiro Civil especializado, Luiz Formigueri, confirmou o iminente risco de ruptura em algumas áreas analisadas.

Diante desse cenário, a orientação técnica foi clara: as pessoas que residem nessas regiões devem desocupar imediatamente suas casas, devido à previsão de chuvas intensas para os próximos dias, especialmente em nossa região, sendo certo que a situação é especialmente crítica até a próxima terça-feira. Salientando que a Prefeitura está agindo para garantir a segurança no local e somente quando for verificado que as áreas não oferecem mais risco os moradores poderão retornar às suas residências.

Além de esclarecer dúvidas dos presentes, o Prefeito Valdir encerrou a reunião agradecendo a participação de todos e reiterando o compromisso da Administração Municipal em implementar as ações necessárias para mitigar e resolver essa situação crítica.