Notícias
Notícias
Coordenação, Planejamento e Gestão

Programa “Agente Capaz” forma moradores para atuar em situações de desastre natural

Iniciativa promoveu capacitação comunitária com foco em prevenção e resgate básico em áreas de risco

16 de Abril de 2025 - Publicado às 11:08

A Organização Não-Governamental (ONG) Humus, em parceria com a Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão, por meio da Defesa Civil de Serafina Corrêa, promoveu o programa “Agente Capaz”, nos dias 12 e 13 de abril, como uma iniciativa da HUMUS para capacitação de agentes locais para atuarem de forma preventiva e emergencial em situações de desastres naturais como soterramentos, deslizamentos, enchentes, inundações e alagamentos. 

O objetivo da ação foi compartilhar conhecimentos essenciais e técnicas básicas que podem ajudar a reduzir riscos, minimizar impactos e salvar vidas. A formação teve duração de oito horas diárias — divididas entre manhã e tarde — e atendeu turmas de até 30 pessoas com idade mínima de 16 anos.
No dia 12, servidores públicos municipais de diversas secretarias estiveram presentes nos treinamentos; no dia 13, as atividades foram abertas para a comunidade serafinense que se inscreveu antecipadamente. Assim, agentes locais foram treinados, já que, em casos de urgência, são os primeiros a chegar e prestar os primeiros socorros, assim como adotar medidas preventivas e colaborar com instituições oficiais até a chegada de equipes especializadas. Os treinamentos foram realizados em ambiente externo, simulando ferimentos e sangramentos com elementos fictícios.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre os conceitos de desastre, percepção e identificação de riscos, áreas de deslizamento, e a chamada “hora de ouro” — período crítico em que a resposta rápida pode ser decisiva. Também foram abordadas técnicas de evacuação, sinais sonoros de alerta, técnicas de resgate básicas e o papel da comunidade responsável. Ao final do curso, cada agente capacitado recebeu um guia de emergência e um certificado de participação. 
O programa é viabilizado por meio de doações e do envolvimento de instituições locais, que reconhecem a importância de fortalecer a preparação da comunidade em regiões vulneráveis a desastres naturais.
 
Com o lema “Agente Capaz: a comunidade preparada salva vidas”, a iniciativa tem se mostrado um passo importante rumo à construção de territórios mais resilientes e preparados para lidar com emergências.

Texto: Érica Soares 
Edição: Guilherme Baesso
Fotos: Érica Soares, Franciele Scrittori Ribeiro e Guilherme Baesso