Coordenação, Planejamento e Gestão

Projeto Bombeiro Mirim formou 36 jovens no último sábado

06 de Dezembro de 2023 - Publicado às 00:00
Serafina Corrêa foi pioneira na região ao implantar o Projeto Bombeiro Mirim, promovido pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM-RS) e Serviço Civil Auxiliar Bombeiro – SCAB.

O projeto que contou com duas turmas neste ano de 2023, o Pelotão Alfa e o Pelotão Bravo, contou com a participação de crianças estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Educação, e as aulas semanais eram realizadas no contra turno escolar, na sede do SCAB de Serafina Corrêa.

Os principais objetivos do programa são disseminar informações, transmitir conhecimentos diversos sobre primeiros socorros e prevenção de incêndios, além de trabalhar a preservação ambiental e bons hábitos de higiene pessoal.

No último sábado (02), no Largo do Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin, aconteceu a formatura dos Bombeiros Mirins concluintes do curso de 2023 e contou com a presença dos 36 alunos, familiares e autoridades. Fizeram parte da mesa o Prefeito Valdir Bianchet, o Secretário Municipal da Fazenda e Secretário Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão, Dimorvan Cantelli, a Secretária Municipal de Cultura Turismo e responsável pela Secretaria Municipal de Educação, Fernanda Tapparo, o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores Daniel Morandi e o representante da SCAB, Claucir Ferronatto.

Além de receberem o certificado de conclusão, alguns alunos foram reconhecidos por seu desempenho em uma competição realizada no mês de outubro entre as equipes, sendo estes:
- 1º Lugar: Lana Fernandes de Lima;
- 2º Lugar: Carla Cristina Padilha Amaro;
- 3º Lugar: Andres Santiago Flores Betancurt;
- 4º Lugar: Allan Rodrigues Maciel;
- 5º Lugar: Thaissa Carlinski.

“Acredito que este projeto trouxe aos participantes mais do que apenas disciplina, mas também lições de vida e principalmente a parceria na amizade”- comentou a Secretária Fernanda Tapparo.

“Espero que cada um possa fazer a diferença onde estiver, pois o conhecimento não apenas se adquire, mas crescemos multiplicando nossos conhecimentos, e creio que esse conhecimento foi uma semente para a vida dos formandos” – comentou o Secretário Dimorvan Cantelli.

“Quero parabenizar a Administração Pública e todos os formandos presentes. Também agradeço aos pais pela confiança em mais um projeto. Tenho certeza que todo o conhecimento adquirido durante o ano, será utilizado em prol da comunidade, e de forma voluntária. Espero que este projeto continue e saliento que a Câmara de Vereadores continuará apoiando políticas públicas que venham atender a toda a comunidade”- comentou o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Morandi.

“Acredito que o Projeto Bombeiro Mirim trouxe para os nossos jovens mais disciplina, tão necessária para a nossa vida. Todo o conhecimento adquirido, certamente será utilizado no dia a dia, com as famílias e na comunidade futuramente. Parabéns a cada um dos Bombeiros Mirins! Vocês são orgulho para nós”- comentou o Prefeito Valdir Bianchet.

Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.