Coordenação, Planejamento e Gestão

SCAB de Serafina Corrêa recebe caminhão de bombeiros em parceria com o CBMRS

A entrega do caminhão fortalece a parceria com o estado e melhora a resposta a emergências locais.

05 de Junho de 2024 - Publicado às 14:15

Na tarde de ontem, terça-feira (04), ocorreu a entrega oficial de um caminhão ABTR 5308 ao Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Serafina Corrêa, cedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

O SCAB serafinense teve origem em agosto de 2020, substituindo a Associação de Corpo de Bombeiros Voluntários, após a adesão da Prefeitura à regulamentação estadual. Como pioneiro no estado, o SCAB oferece diversos serviços, incluindo ações pedagógicas contra incêndios, combate a incêndios, buscas e salvamentos, e atendimento pré-hospitalar, com mais de 5.000 ocorrências atendidas desde sua fundação, sendo o atendimento pré-hospitalar responsável por 80% delas.

Esta entrega é marco importante na parceria entre o Município e o Estado, representada pela chegada do caminhão autobomba tanque resgate, concedido pelo CBMRS.

A Prefeitura de Serafina Corrêa investiu aproximadamente 80 mil reais na reforma do veículo, incluindo a instalação de uma nova bomba de incêndio e ajustes mecânicos, elétricos e hidráulicos, além da padronização com a identidade visual do SCAB. Essa conquista permitirá uma resposta mais ágil aos chamados de emergência, tanto no município quanto na região, quando solicitado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

A cerimônia de entrega aconteceu na sede do SCAB e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro, Coronel Mauricio Ferro Corrêa; o Comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, o Tenente – Coronel Alessandro Vicente Bauer; o Comandante do 4º pelotão da 1º Companhia da Cidade de Guaporé, 1º Sargento Marcelo André Rebello; o Comandante do 5º Pelotão do 3º Regimento de Polícia Montada, 1º Tenente Júlio Cesar De Oliveira Greff, representado pelo 2º Sargento Lopes, Comandante da Patrulha Rural; o Comandante do SCAB, Sr. Christofer Rosa Pereira; o Prefeito Valdir Bianchet; o Vice-prefeito Eduardo Matiello; o Vice-presidente da Câmara de Vereadores, Eleandro Moreschi; e o Secretário Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão e responsável pelo SCAB, Dimorvan Cantelli.

Na oportunidade, o Comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro, Coronel Mauricio Ferro Corrêa, anunciou o envio de mais uma viatura, nos próximos dias, para o SCAB serafinense.

Texto:  Guilherme Baesso
Fotos: Franciele Scritori