Serafinenses podem solicitar o Saque Calamidade FGTS à Caixa Econômica Federal

Solicitação pode ser realizada via aplicativo FGTS até o dia 03 de agosto.

16 de Maio de 2024 - Publicado às 16:10

Serafina Corrêa foi incluída entre os municípios gaúchos elegíveis para o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), destinado aos trabalhadores afetados pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul. Os residentes de Serafina Corrêa podem agora sacar os recursos, liberados na quarta-feira, dia 15, e disponíveis até 03 de agosto.

O Saque Calamidade, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal, possibilita que cada trabalhador saque até R$ 6.220,00 de cada conta vinculada ao FGTS, limitado ao saldo disponível, em situações de necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastres naturais.

Este recurso é disponibilizado após a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelo governo local, seja ele do Distrito Federal, município ou estado. Em Serafina Corrêa, o estado de calamidade pública foi declarado em 02 de maio, conforme o Decreto nº 1.396.

Para solicitar o saque, os trabalhadores podem utilizar o aplicativo FGTS, na opção Saques, diretamente pelo celular. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem qualquer custo adicional. Após a solicitação no aplicativo, o valor é creditado na conta do usuário em no máximo 5 dias úteis.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Serafina Corrêa conta com servidores habilitados para realizarem a emissão de declarações de endereço para os casos de pessoas que não possuem essa comprovação. Para tanto, dirija-se até a Secretaria, localizada próximo ao trevo do monumento a São Cristóvão.

Governo Municipal de Serafina Corrêa.