Vigilância em Saúde promove o projeto “Vigilante Mirim contra o Aedes Aegypti”
Ação aconteceu na última semana com as turmas de 4º ano das escolas municipais
Na última semana, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Serafina Corrêa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu a primeira parte do projeto “Vigilante Mirim contra o Aedes Aegypti” nas turmas de 4º ano das escolas municipais.
Aproximadamente, 150 alunos mobilizados participaram de ações preventivas de combate ao mosquito. As ações foram realizadas nas Escolas Municipais Prefeito Guerino Massolini, Nossa Senhora de Fátima, João Corso e Leonora Marchioro Bellenzier.
Os agentes mirins fizeram a vistoria nos pátios de suas escolas em ambiente que simulam situações, juntamente com os agentes de endemias e participaram de ações educativas em sala de aula com materiais lúdicos e interativos, para desenvolvimento de hábitos vinculados à prevenção. As atividades foram executadas em ambiente escolar ministradas pela equipe de Vigilância em Saúde.
Além disso, os alunos receberam tarefas para serem desenvolvidas em casa com suas famílias, como o recolhimento de lixo e entulho do pátio para eliminação de criadouros do mosquito.
Através dessa ação, as crianças puderam aprender sobre o ciclo do mosquito, os riscos relacionados à saúde e a importância da ação individual e coletiva no combate e eliminação dos criadouros, evitando a proliferação do Aedes aegypti e risco de transmissão de doenças em que ele é vetor. A segunda etapa do projeto está prevista para ser executada em 30 dias.
Governo Municipal de Serafina Corrêa
Texto: Érica Soares
Edição: Guilherme Baesso
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde/Divulgação