A rede de atenção secundária e terciária inicia no município e termina na ponta assistencial mais complexa regulada pela Coordenadoria de Saúde (braço do Estado na região).
Em termos de leitos hospitalares, no município há contrato vigente com o Hospital Nossa Senhora do Rosário (HNSR). O HNSR atende a comunidade serafinense com internações e atendimento de emergência 24 horas, recebendo recursos como porta de entrada do SAMU 192 BASE 116 Serafina Corrêa.
Conveniados com o SUS no âmbito municipal, existem também prestadores de serviço que foram sendo agregados para atender às necessidades locais e diminuir gargalos assistenciais que surgiram ao longo da constituição do SUS no município, para tal, algumas especialidades de atendimento em saúde médicas e não médicas, exames de média e alta complexidade foram sendo contratualizados.
Os credenciamentos são abertos conforme a maior necessidade dos usuários para o atendimento de média complexidade e são pagos com recursos municipais, são alguns deles: cardiologia, psiquiatria, traumatologia/ortopedia, vascular e cirurgia geral. Além desses, também exames de alta e média complexidade na rede conveniada como tomografias, ressonâncias, com quantidade limitada ao mês.