Via Sacra
Os capiteis da Via Sacra foram concluídos no ano de 2013, sendo construídos através de parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada. A “Via Sacra” representa a dolorosa caminhada de Jesus Cristo em direção ao calvário, carregando a cruz na qual iria ser crucificado.
A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como Paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Esta maneira de meditar teve origem no tempo das cruzadas (Século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém.
As comunidades Cristãs buscam acompanhar estas cerimônias, como forma de expressar sua fé e realizar a penitência durante o período da quaresma, que antecede o domingo de Páscoa, época em que é celebrada, com festa, a Ressurreição de Jesus Cristo, o Salvador.
Cada Capitel erguido a partir do pé do Morro do Cristo representa uma “estação” da Via Sacra.
Com a Via Sacra, a cultura e a religiosidade do nosso povo marcarão presença singular no roteiro turístico religioso da região.
O turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado de turismo, tem como motivação fundamental a fé. A geografia do “morro do Cristo” é generosa e possibilita este empreendimento que passa a valorizar ainda mais a iniciativa dos cidadãos serafinenses, que ergueram o monumento do Cristo que, de braços abertos, abençoa o nosso povo, a nossa cidade, o nosso dia-a-dia.Adaptação de texto do livro “Serafina Corrêa – memórias da linha 11” de Fabiano Mazzotti e Ademir Antônio Bacca.